PRÓTESES DENTÁRIAS

 

 
 
 

 

PRÓTESE FIXA

 
 
A PRÓTESE FIXA á a restauração parcial ou total da coroa de um dente, através de uma prótese que é colocada sobre um dente natural previamente preparado ou sobre um Implante não podendo ser removida pelo paciente.
As coroas ou pontes são utilizadas quando pretendemos uma maior resistência e durabilidade de dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes da arcada dentária. Quando colocada sobre um implante permite repor a estrutura do dente natural perdido.
 
 
 
As pontes são utilizadas para substituir um ou mais dentes ausentes e são uma sequência de coroas. Pode ser realizada sobre dentes naturais ou sobre implantes.

Não é NECESSÁRIO FICAR SEM OS DENTES DURANTE O TRATAMENTO. O seu médico dentista confeccionará a prótese fixa provisória que lhe permitirá ter uma estética aceitável e restituir a mastigação, contudo tem um carácter temporário e não deve ser considerada uma restauração fixa permanente.
 
 
 
 
 
 
 

 

AS PRÓTESES FIXAS estão indicadas para as seguintes situações:

 
 
  • Substituir uma grande restauração quando não resta muita estrutura de dente natural
  • Proteger um dente enfraquecido que sofreu fractura
  • Aumentar retenção de uma prótese removível esquelética
 
 
 
  • Substituir um dente ausente colocando sobre um implante
  • Recobrir um dente com alteração da cor ou forma
  • Proteger dentes desvitalizados em que a estrutura dentária está fragilizada
  • Substituir dentes ausentes
 
 
 
 
 
 
 

 

PRÓTESE REMOVÍVEL

 
 
As próteses totais removíveis são utilizadas quando existe perda de todos os dentes. Idealmente deve ser realizada depois dos tecidos estarem cicatrizados após as extrações, o que normalmente pode levar alguns meses. Quando a função estética é essencial pode ser realizada uma prótese total imediata em que a prótese é colocada imediatamente após as extrações, não ficando o paciente sem dentes.
 
 
 
A grande desvantagem desta opção é a necessidade de reajuste da prótese passados poucos meses.

As próteses parciais removíveis são utilizadas quando existem dentes naturais remanescentes. Podem ser acrílicas ou metálicas e destinam-se a substituir os dentes perdidos assim como as suas funções.
 
 
 
 
 
 
 
 
Prótese Fixa
 
 
 
 
Prótese Removível